(1947) Henrique Luís Costa Gomes de Araújo nasce no Porto a 23 de Julho.
(1979) Licenceia-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, depois de cursar os dois primeiros anos da Faculdade de Medicina da mesma Universidade.
(1978/1980) Realiza uma pós-graduação em Antropologia Social e Cultural na Universidade Católica de Luvaina (Bélgica).
(1990) Conclui doutoramento em Antropologia Social, com especialização em Antropologia Económica no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE / I.U.L.)
É co-autor de:
(2011). “Carismas e Inovação Social. Mercado e Gratuitidade dos Dons Artísticos nas Elites do Porto Oitocentista”. In G. V. e Sousa (Ed.). Actas do Iº Congresso do Porto Romântico. Porto: Universidade Católica Editora – Porto, 813-823.
(2014). “Músicos e Empresários, fundadores do Orpheon Portuense” In Gomes de Araújo, H.L. (coord.) A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008).Tradição e Inovação. Porto: Universidade Católica Editora – Porto, 36 - 49 (2014). “Do tempo longo ao tempo acelerado. A Sociedade Musical de Guimarães na Guimarães Capital da Cultura 2012”, In Vieira, H. et al Pensar a Música II, Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães, 105-121.
(2014). “O período coral (1881-1908) do Orpheon Portuense (1881-2008). Textos e contextos” In Pestana, M. Rosário (coord.) Vozes ao Alto. Cantar em coro em Portugal: protagonistas, contextos e percursos (1880-2012): MPMP, Universidade de Aveiro, 101 – 115
(2019). “A Antropologia de um Diário” In H. Marinho (coord.) et al. O Diário de uma jovem pianista portuense Leonilda Moreira de Sá (1899), Trabalhos de Euterpe, MPMP: Universidade de Aveiro, 91-114 (2019). “O Tempo na Antropologia. Dois Estudos de Caso” In Brotéria, 189,748-767
Coordena:
(2014) “A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008). Tradição e Inovação” Porto: Católica Editora-Porto (pref. prof. Doutor Rui Vieira Nery)
É autor de:
(2001). “A Casa Ferreira. A Construção Antropológica do Sucessor”: Lisboa: Quetzal Editores, pref. Doutor António Barreto) e
(2006). “Nascimento, Sofrimento, Amor e Morte. Ensaios sobre Quatro temas de Antropologia” Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e de Etnologia).
É investigador do:
(2008 -) Centro de Investigação em Ciências e Tecnologia das Artes (CITAR)
(1998-2016) É professor convidado de Antropologia Social e Cultural na Universidade Católica de Portugal.
(2015) Realiza pós-doutoramento intitulado "A antropologia do tempo e da temporalidade do desenvolvimento" na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa como investigador do Centro de Ciências e Tecnologia das Artes (CITAR).
(2018) Participa, como membro da Família Moreira de Sá e Costa, no projecto de orçamentação, financiamento, digitalização das obras do compositor Luiz Costa e colaboração no protocolo assinado pelas Fundações suas patrocinadoras - Calouste Gulbenkian (FCG), Casa da Música (CdM) e Câmara Municipal do Porto (CMP) - e , finalmente na sua alocação no website da CdM.
(2019 -) É co-curador deste website de divulgação do espólio musical do compositor Luiz Costa. Porto, 17 Julho de 2020
Professora Catedrática (Convidada) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade do Porto.
Foi co-organizadora da Exposição do Centenário de Helena Sá e Costa e da série de recitais que se organizaram na Casa Moreira de Sá e Costa (2013). Participou como membro da Família Moreira de Sá e Costa, no projeto de digitalização das obras do compositor Luiz Costa - com o patrocínio das Fundações Gulbenkian (FCG), Casa da Música (CdM) e Câmara Municipal do Porto (CMP), com seu irmão, Henrique L. Gomes de Araújo, e João Pedro Mendes dos Santos, de acordo com o Catálogo de Christine Wasserman Beirão, e da sua alocação no website da CdM. É curadora (2019) deste website de divulgação do espólio musical do compositor Luiz Costa. Trabalha atualmente na classificação das inúmeras partituras de música da Casa Moreira de Sá e Costa.
Tem mais de cem publicações científicas em revistas e capítulos de livros nacionais e internacionais, entre os quais “Leonilda Moreira de Sá e a construção de uma careira artística, no contexto das relações de género, no final do século XIX” in Helena Marinho (org) (2019) O Diário de uma Jovem Pianista Portuense: Leonilda Moreira de Sá, 1899. Aveiro: MPMP e Universidade de Aveiro (pp. 119-140). Tem orientado várias teses de doutoramento e coordenado numerosos projetos de investigação nacionais e internacionais (CV em https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/helena-c-araujo)
Christine Wassermann Beirão, nascida em Berlim, diplomou-se em Ensino de Música Particular na Universidade das Artes de Berlim, fez o Mestrado (Magister Artium) em Ciências Musicais e Anglística e doutorou-se em Ciências Musicais na Universidade Técnica da mesma cidade.
Foi professora contratada de Ciências Musicais na Universidade das Artes de Berlim e Assistente Científica num projecto da Deutsche Forschungsgemeinschaft sobre Olivier Messiaen. Foi directora da secção de música na Fundação Guardini em Berlim.
No âmbito dum projecto de pós-doutoramento financiado pela FCT, com que foi acolhida pelo CITAR, Universidade Católica Portuguesa - Porto, começou a trabalhar em espólios de compositores portugueses, principalmente nos de Luiz Costa e de José Vianna da Motta, trabalho que ainda continua. Tem publicado várias obras sobre este último na Alemanha e em Portugal e publicou também um Catálago do espólio musical de Luiz Costa.
É investigadora integrada do CESEM, Universidade Nova de Lisboa.