Obras orquestra e banda


174 - Fantasia. Op. 20

(174) Fantasia. Op. 20
Moderato - Vivo - lntermezzo. Lento - Allegro assai
1951 [os primeiros esboços]
Ré menor; 3/4
Primeira audição: 1954
Duração: 17-18'
© 2011 AvA Musical Editions, Lisboa (redução de piano). Edição da versão
original em preparação.
Obs.: Existe uma redução para dois pianos (redução de piano), por Fernando Jorge Azevedo.

174 a) Fantasia - p/piano e orquestra

174 a) Fantasia - p/piano e orquestra
Preludio - Scherzo -Andante ou Adagio? - [ 4." parte]
esboçado= 16 Fev. 1951 [1.3 parte]; esboçado - 18 Fev. 1951 [3.3 parte]; 19 Fev. 51 [ 4." parte]
Particella de orquestra com parte de piano
Esboços a lápis
27 x 36,5 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: ''A. L. No. 14:'; 20 pentagramas
4 bifólios
14 ps. (paginadas 1-7, sem número, 8-10, sem número, 11, sem número);
[1] p.
Muitos cancelamentos e emendas.
Anot.: Na página a seguir à p. 7: "Trio" e por cima "Si bemol"; mais abaixo: "1 ª parte" e no fim da mesma página: "Coda': - No irúcio da 3: parte (p. 8): "Tromp:' - Na página a seguir à 4." parte, esboçados alguns cs. da 2." parte ("Scherzo"). 
Obs.: Última página em branco. - Papel com rasgões. - O esboço da 4." parte está interrompido na página a seguir à p. 11. 

Documentos
174 b) Andante

174 b) Andante
Particella de orquestra com parte de piano
Esboço a lápis
28,3 x 22,1 cm (formato oblongo), "003906 - Pap. Tip. Azevedo - Loios, 18-Porto"; 12 pentagramas
3 bifólios, encaixados uns nos outros
[2] ps.
Várias emendas.
Anot.: 2 vezes, indicação de um instrumento ( clarinete e clarinete baixo). -Na 2.3 página, a seguir de barras duplas: "allegro''.
Obs.: As 10 ps. a seguir à 2.3 em branco. -Muitos cs. vazios; na 2.ª página, o esboço está interrompido. - Obviamente, a ideia deste esboço ( em Lá menor) foi completamente abandonada. 

Documentos
174 c) [sem título]

174 c) [sem título]
Particella de orquestra com parte de piano
Esboços a lápis
28,S x 22,3 cm (formato oblongo), sem marca; 12 pentagramas
3 bifólios e meio bifólio
[13] ps.
Muitas emendas. -7.ª, 11.ª e 12.ª páginas inteiramente riscadas.

Anot.: No início da 8.ª página: "Scherzino", no fim do esboço na10.ª página: "andantino"; no início da 11.ª página: "andantino" e por cima: "Fantasia''.
Obs.: 14.ª página em branco. - Na 7.ª página (riscada), um esboço interrompido do início da parte intitulada "andantino" nas últimas páginas. - Muitos cs. vazios. - Versão em Dó maior.

174 d) Fantasia p/Piano e orquestra

174 d) Fantasia p/Piano e orquestra
Particella de orquestra com parte de piano
Esboço a lápis
28, 7 x 22,2 cm (formato oblongo), sem marca; 12 pentagramas
Meio bifólio
[2] ps.
Algumas emendas.
Anot.: Na parte superior da 2.ª página, S cs. (riscados) do 3.º andamento do Quinteto para Piano, dois Violinos, Viola e Violoncelo ( v. n.º 151), de um manuscrito que não se encontrou no espólio ( cs. idênticos aos respectivos cs. na versão f).
Obs.: Papel com algumas manchas acastanhadas. - Trata-se do início da composição; nos 3 primeiros pentagramas esboçada a melodia principal da orquestra, a partir do 4.º pentagrama orquestra com piano. -Versão em Dó maior.

174 e) Fantasia para Piano e orquestra

174 e) Fantasia para Piano e orquestra
[1.ª parte] -Lento - Final
Particella de orquestra com parte de piano
Cópia autógrafa a lápis
28, 7 x 22,2 cm (formato oblongo), sem marca; 28,3 x 22, 1 cm (formato oblongo), "003906 -Pap. Tip. Azevedo -Loios, 18-Porto" ("Lento" e ps. 16-18 do "Final"); 12 pentagramas
4 meios bifólios e 3 bifólios
18 ps.
Várias emendas, quase todas por rasuras.
Anot.: Algumas indicações de instrumentos.
Obs.: Página a seguir à parte intitulada "Lento" e última página em branco. -1: folha manchada. -As ideias das versões c) e d) encontram-se mais desenvolvidas nesta versão. - Versão em Dó maior.

Documentos
174 f) Fantasia(s) / piano e orquestra (de arco)

174 f) Fantasia(s) / piano e orquestra (de arco)
Preludio - Scherzo -Lento -Final [ 2 versões]
Particella de orquestra com parte de piano
Cópias autógrafas / esboços a lápis
21,4 x 29,2 cm, "003907 -Pap. Tip. Azevedo - Loios, 18-Porto";
12 pentagramas
12 meios bifólios e 6 bifólios
31 ps. (paginadas 1-22, 5-7, 23-28); 1 p. (paginada como 7, a seguir à p. 28); 12 ps. ( 2.ª versão do "Final" )
Muitas emendas, muitas delas por rasuras. - Vários cs. cancelados.
Anot.: Na p. 23, em baixo: "na recapitulação em Dó"; na p. 28: "pª parte"; na página seguinte (p. 7), versão primitiva da parte final da composição.
Obs.: Verso da folha com p. 19, frente da folha com ps. 23-25 e ps. a seguir às ps. 7 e 12 da 2: versão do "Final" em branco. - Vários cs. ainda vazios. -Versão de "Preludio': "Scherzo" e "Lento" diferente das versões anteriores. - "Lento" em Si b menor. 

Documentos
174 g) Fantasia para Piano e Orquestra de Arco

174 g) Fantasia para Piano e Orquestra de Arco
I Preludio
II Scherzo
III Lento
IV Final
Particella de orquestra com parte de piano
Cópia autógrafa a tinta preta
21,1 x 29,2 cm, "Francisco Guimarães, F.º & C: - Rua do Almada, 130 - PORTO", "G & F / 12"; 12 pentagramas
12 bifólios em caderno cosido
[1] p.; 47 ps.
Vários cancelamentos e muitas emendas a lápis e por rasuras. - No 1.º e no 2.º andamento a armação de clave, erradamente de Ré b maior ou Si b menor, está corrigida, a lápis, para Ré menor e Fá maior, respectivamente.
Rosto: [tudo riscado a lápis] Fantasia/ [a lápis:] op 20 / para Piano e Orquestra de Arco / I - Preludio / II - Scherzo / III - Lento / IV - Final
Anot.: No rosto, em cima, a lápis: "Luiz Costa''. -Algumas indicações relacionadas com as emendas.
Obs.: Versão idêntica à versão f) ("Preludio", "Scherzo", "Lento" e 2.ª versão do "Final"), com as emendas realizadas. - Muitos dos cs. ainda vazios na versão f) completados a lápis.

Documentos
174 h) [sem título]

174 h) [sem título]
Particella
Esboço a lápis
21,1 x 29,5 cm, "250920 - Pap. Tip. Azevedo -Loios, 18-Porto";
12 pentagramas
Bifólio
[3] ps.
Muitas emendas.
Anot.: Indicações relativas à sucessão das partes.
Obs.: 1.ª página em branco. - Trata-se de uma versão alterada da parte intitulada "Lento" na versão f), já na tonalidade definitiva Lá menor. 

Documentos
174 i) [sem título]

174 i) [sem título]
Particella de orquestra com parte de piano
Cópia autógrafa / esboço a lápis
21,1 x 29,5 cm, "250920 - Pap. Tip. Azevedo - Loios, 18-Porto";
12 pentagramas
3 bifólios
10 ps. (paginadas 1-8, A, B)
Várias emendas.
Anot.: Na parte de orquestra, no l.º c.: "Flauta''.
Obs.: 9.ª e 10.ª páginas em branco. - Versão da parte "Final" com algumas alterações em comparação com a respectiva parte na versão g), sendo além disso algumas partes omitidas, que são repetições ou que não precisaram de ser alteradas. 

Documentos
174 j) [sem título]

174 j) [sem título]
Particella de orquestra com parte de piano
Cópia autógrafa a tinta azul
21,1 x 29,5 cm, "250920 - Pap. Tip. Azevedo -Loios, 18-Porto";
12 pentagramas
Bifólio
4 ps. (paginadas 9-12)
Algumas emendas a tinta e a lápis.
Obs.: Trata-se de 4 ps. de uma versão da parte "Final", que, nas ps. 9/10, inclui alterações segundo as emendas nas versões g) e i), enquanto nas ps. 11/12 está quase idêntica à versão 1). 

Documentos
174 k) Fantasia

174 k) Fantasia
Moderato - Vivo - Andantino. Intermezzo
Particella de orquestra com parte de piano
Cópia autógrafa a tinta azul
22 x 28,3 cm, sem marca; 16 pentagramas
8 bifólios, encaixados uns nos outros
27 ps.; [1] p.
Muitos cancelamentos e emendas a lápis, a tinta preta e azul e por rasuras.
Capa: [ Serve como capa um bifólio, igual aos outros.] [ A lápis:] Fantasia
/ [provavelmente por mão alheia:] op. 20
Anot.: No rosto da capa, por mão alheia, a lápis: "Falta o último andamento". - Por cima da 1.ª parte, a lápis: ''.Allegretto'􀀞 em seguida riscado e substituído por "Moderato"; os títulos originais da 2.ª e da 3.ª parte, ''.Allegro" e "Lento", riscados a lápis e substituídos por "Vivo" e
''Andantino. Intermezzo", respectivamente. - Indicações relacionadas com a execução e a instrumentação, a lápis. - Na penúltima página, esboçada a transição para a 3.3 parte, a lápis, em seguida riscada.
Obs.: Página a seguir à 1.3 parte, bem como 3 páginas a seguir à 3.3 parte, em branco. - Papel amarelado e com muitas manchas acastanhadas. - Versão com as emendas da versão g) parcialmente realizadas, na 1.ª parte, mas com a 2.ª parte parcialmente diferente da versão g); 3.ª parte mais elaborada, em comparação com a versão h), e parcialmente modificada. 

Documentos
174 l) Fantasia

174 l) Fantasia
[1.ª parte] - Vivo - Lento. Intermezzo - Allegro assai
Particella de orquestra com parte de piano
Cópia autógrafa a tinta azul
22 x 28,3 cm, sem marca; 16 pentagramas
12 bifólios, encaixados uns nos outros
33 ps. (paginadas 1-6, 1-12, 1-5, 1-10)
Muitas emendas a lápis, a tinta azul e preta e por rasuras.
Capa: [Serve como capa um bifólio, igual aos outros.] [A lápis:] Fantasia / [provavelmente por mão alheia:] op. 20
Anot.: No canto superior esquerdo do rosto da capa, por mão alheia, a lápis: "CERTA/ completa"; idem, no canto direito: "ver fim 3º / e fim/ a pág[?]"; na mesma página, em baixo: "L. Costa Largo da Paz- 53 - Porto''. Na contracapa, a esferográfica azul, provavelmente por Helena Moreira de Sá e Costa: "Helena M. de Sá e Costa / "1 ª aud. / 15/12/54 / Helena-Maestro Savini-Rivoli- OSP. / 2ª - Filomena - Maestro Costa Santos - Trindade OSP. / 3ª Helena - Maestro Silva Pereira -Nuru\lvares OSP." -Números de ensaio, a lápis. - Indicações relacionadas com a execução e com a instrumentação, a lápis e a lápis vermelho. - Algumas indicações que se referem a diferenças da partitura de orquestra ( versão p), a lápis. - No início da composição, a lápis: "76-84''. -Na l: parte, a seguir à indicação do movimento ("Vivo" ), a lápis, provavelmente por Helena Moreira de Sá e Costa: "não demasiado''.
Obs.: Página a seguir à 3: parte e 14 páginas a seguir ao fim da composição em branco. -Papel amarelado e com muitas manchas acastanhadas. - Versão com a maioria das emendas da versão k) realizada (1ª a 3.ª partes).

Documentos
174 m) Fantasia op. 20

174 m) Fantasia op. 20
Moderato -Vivo não demasiado -Intermezzo. Lento -Allegro Assai Particella de orquestra com parte de piano
Cópia não autógrafa a tinta preta
24,3 x 30,2 cm, "Francisco Guimarães, F.º & C: - Rua do Almada, 130 -
PORTO", "16"; 16 pentagramas
1 O bifólios em caderno cosido
[1] p.; 36 ps.
Algumas emendas por rasuras, a lápis, tinta preta e esferográfica azul
Rosto: Fantasia / op. 20
Anot.: No canto superior esquerdo do rosto: "Helena M. de Sá e Costa" (provavelmente, escrito por ela própria). - Poucas indicações relacionadas com a execução, a lápis. - Números de ensaio, a tinta vermelha. 
Obs.: Contracapa do rosto e últimas 2 páginas em branco. -Papel com algumas manchas acastanhadas. - Versão idêntica à versão 1), com as emendas realizadas. 

Documentos
174 n) [sem título]

174 n) [sem título]
Particella de orquestra com parte de piano ( omitida a parte da orquestra na 1: página)
Esboço a lápis
21,1 x 29,5 cm, "250920 - Pap. Tip. Azevedo - Loios, 18-Porto";
12 pentagramas
Bifólio
4ps.
Poucas emendas.
Obs.: Trata-se das primeiras páginas da parte "Vivo", com a parte de orquestra parcialmente omissa ou apenas esboçada e com algumas alterações que se encontram realizadas na partitura de orquestra, versões o) e p). 

Documentos
174 o) [sem título]

174 o) [sem título]
[ 1 _a parte] - Vivo - [ 4." parte]
Piano, flauta, oboé, clarinete em Si b (alternância com dar. em Lá na última parte), fagote, trompa, trompete, harpa, cordas
Partitura
Cópia autógrafa a tinta azul e tinta preta
27 x 36,5 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: "A. L.
No. 14.", 20 pentagramas (1.ª parte);
22 x 28,3 cm, sem marca; 16 pentagramas (restantes folhas)
7 bifólios
27 ps. (paginadas 1-7, 1-12, 15-18, 7 /8, 17 /18)
Várias emendas a tinta, por rasuras e a lápis; 1 c. cancelado. - 1.ª página
da parte "Vivo" riscada.
Anot.: Na página "7" do último bifólio, em cima, a lápis: "op 20 - Fantasia''. - Duas vezes indicação de instrumentos, a lápis.
Obs.: 8: página em branco. - Papel manchado. - Trata-se da parte "Moderato" da 1: metade da parte "Vivo" (excepto ps. 13 e 14) e de uma folha da parte ''.Allegro assai''. (Não foram encontradas as restantes folhas do manuscrito.)

Documentos
174 p) Fantasia para Piano e Orquestra op. 20

174 p) Fantasia para Piano e Orquestra op. 20
Piano, flauta, oboé, clarinete em Si b (alternância com dar. em Lá na última parte), fagote, 2 trompas, 2 trompetes, harpa, cordas . Moderato - Vivo - Intermezzo. Lento - Allegro assai
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
22,1 x 28,3 cm, sem marca; 16 pentagramas
40 bifólios em caderno cosido e colado com fita adesiva
[1] p.; [1] p.; 144 ps. (paginadas 1-84, 87-105, 107-147) Algumas emendas por rasuras, a lápis e a tinta; 1 c. cancelado. Rosto: Luiz Costa/ Fantasia/ para/ Piano e Orquestra/ op. 20 / Flauta -1 / Oboé -1 / Clarinete -1 / Fagote -1 / Trompas -2 / Trompetes -2 / Harpa
Anot.: No canto superior direito do rosto, a lápis: "(17 '-18 )':- Na contracapa, por mão alheia, a esferográfica azul: "1ª audição - 15/ 12/954 -Rivoli -Mº Savini - Helena Costa/ 2 ª audição 17 /2/963
- Trindade - Mº Costa Santos - Filomena Campos / 3 ª audição Nuru\lvares -Mº Silva Pereira -Helena Costa/ 4 ª audição 5/12/79
- Rivoli - Mº Costa Santos - Helena Costa': -Números de ensaio, a lápis. -Muitas indicações relacionadas com a execução, a lápis e algumas a lápis vermelho, por várias pessoas. - A seguir à designação "Lento" (3: parte), por mão alheia: "Andante".
Obs.: Ps. 85 , 86 e 106, bem como as últimas 11 páginas, em branco.
-Papel com muitas manchas acastanhadas nas folhas exteriores. - Versão não completamente idêntica às versões de particella; quase idêntica às respectivas partes da versão o), com as emendas realizadas.

Documentos
174 q) Fantasia para Piano e Orquestra ( op. 20)

174 q) Fantasia para Piano e Orquestra ( op. 20)
Moderato - Vivo - Intermezzo. Lento - Allegro Assai
Partes de flauta, oboé, clarinete, fagote, 1: trompa, 2: trompa, 1.° trompete, 2.° trompete, harpa, 1.º violino, 2.º violino, viola, violoncelo, contrabaixo
Cópias não autógrafas a tinta preta
21 x 29 cm, "Castanheira -Sómusica Instrumentos musicais, Ida./ 170, Rua do Almada, 174 -Porto -224 , Rua Formosa, 226" (folha exterior do l.ºviolino, contrabaixo); 20,9 x 29 ,5 cm, "Biblioteca Musical-Rua Cândido dos Reis, 115 -Telefone, 214 35 -Porto" (restantes partes);
12 pentagramas
Bifólios e fólios
1 p. (trompetes, harpa); 2 ps. (oboé, clarinete, fagote, trompas), 3 ps. (flauta); 4 ps. (contrabaixo); 6 ps. (violinos, viola, violoncelo) Poucas emendas a lápis, por rasuras, a esferográficas vermelha e azul.
Anot.: Indicações relacionadas com a execução, a lápis, a esferográfica vermelha e azul e a tinta preta. - No fim da parte do 1.º trompete, com esferográfica preta: "Porto, 5-11 -979 3/ Mtro. Costa Santos/
[?] Marinho e/ Oscar Teixeira': - No fim da parte do contrabaixo,
a lápis: "(a) No original, por cima da pauta/ estava escrito Pizz; por baixo / arco. Na partitura a lápis Pizz:' (Esta anotação deve referir- se a um c. que tem escrito "Pizz" a esferográfica azul.)
Obs.: 4: página da parte de flauta e 2: página das partes de trompete e de harpa em branco.

Documentos
82-AR 2.0 Minuetto

82-AR 2.0 Minuetto
Moderato
1900
Ré maior; 3/4
Primeira audição: 1900
Obs.: Orquestração do "Minuetto" com a mesma tonalidade composto originalmente para piano (v. n.º 82). 

82-AR a) 2.º Minuetto

82-AR a) 2.º Minuetto
Flauta, oboé, clarinete em Lá, cordas
21- 3-1900
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
28,9 x 21,2 cm (formato oblongo), sem marca; 14 pentagramas Bifólio
[4] ps.
Várias emendas.
Anot.: Por cima do trecho, a lápis: "l2': - Na 2.3 página, 4 cs. nos
segundos-violinos cancelados.
Obs.: Papel grosso, um pouco amarelado.

Documentos
82-AR b) 2.º Minuetto

82-AR b) 2.º Minuetto
Flauta, oboé, clarinete em Lá, cordas
Mod/to
21- 3-1900
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
28,7 x20,4 cm (formato oblongo), sem marca; 16 pentagramas Bifólio
[4] ps.
Algumas emendas a tinta preta, a lápis e a lápis azul.
Obs.: Papel grosso, um pouco amarelado, manchado. -A partir desta versão foram copiadas as partes instrumentais. 

Documentos
82-AR c) 2.º Minuetto

82-AR c) 2.º Minuetto
Moderato
Partes de flauta (1 ex.), oboé (1 ex.), clarinete (1 ex.), fagote (1 ex.), trompa ("cors") em Fá ( 1 ex.), 1.º` violinos (3 exemplares), 2.º` violinos (2 ex.), violas (3 ex.), violoncelos ( 4 ex.), contrabaixos (2 ex.)
Cópias não autógrafas a tinta preta
21 x 29 cm (oboé, fagote, trompa e 1 ex. de violoncelo), 21,2 x 29,l cm ( todos os outros), sem marca; 14 pentagramas (fagote, trompa e 1 ex. de violoncelo), 1 O pentagramas ( todos os outros)
4 meios bifólios ( oboé, fagote, trompa e 1 ex. de violoncelo)
1 S bifólios ( todos os outros) 
[1] p. (fagote, trompa e 1 ex. de violoncelo)
[2] ps. (oboé)
[3] ps. (flauta)
[1] p.; [2] ps. (todos os outros)
Várias emendas a lápis e a lápis azul.
Rostos: Clarinete / 2.º Minuetto / para Orchestra / por / Luiz Ferreira da Costa
1.º Violino / 2.º Minuetto / para Orchestra / por / Luiz Ferreira da Costa
2.º Violino / 2.º Minuetto / para Orchestra / por / Luiz Ferreira da Costa
Violas / 2.º Minuetto / para Orchestra / por / Luiz Ferreira da Costa
Violoncello / 2.º Minuetto / para Orchestra / por / Luiz Ferreira da Costa
C. Basso / 2.º Minuetto / para Orchestra / por / Luiz Ferreira da Costa
Anot.: Algumas indicações relacionadas com a execução, a lápis e a lápis azul. - No rosto de uma das partes dos contrabaixos, a lápis: "Antunes".
Obs.: Última página de cada folha, excepto a da parte de oboé, em branco. - Papel grosso. - A folha de uma das partes dos l.º' violinos, que serviu como capa para as restantes partes, um pouco suja nas páginas exteriores e com rasgões. - Repare-se que o fagote e a trompa não aparecem na partitura. - Uma das partes de violoncelo é diferente das restantes. - Considerando as emendas nalgumas das partes, estas não correspondem com a versão b).

Documentos
81-AR 1.0 Minuetto

81-AR 1.0 Minuetto
Moderato con spirito
1900
Lá maior; 3/4
Primeira audição: 1900
Obs.: Orquestração do "Minuetto" com a mesma tonalidade composto originalmente para piano (v. n.º 81).

81-AR a) Minuetto

81-AR a) Minuetto
Flauta, oboé, clarinete em Lá, cordas
23- 3-1900
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
28,9 x 21,2 cm (formato oblongo), sem marca; 14 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Várias emendas.
Obs.: Papel grosso, um pouco amarelado.

Documentos
81-AR b) 1º Minuetto

81-AR b) 1º Minuetto
Flauta, oboé, clarinete em Lá, cordas
Modll! e con spirito
23- 3-1900
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
28,9 x21,4 cm (formato oblongo), sem marca; 16 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Algumas emendas a tinta preta e a lápis.
Obs.: Papel grosso, um pouco amarelado e sujo. -As emendas da versão a) estão realizadas nesta versão. - A partir desta versão foram copiadas as partes instrumentais.

Documentos
81-AR c) 1º Minuetto

81-AR c) 1º Minuetto
Modll! e Con Spirito
Partes de flauta ( 1 ex.), oboé ( 1 ex.), clarinete ( 1 ex.), l.º' violinos (3 exemplares), 2.º'violinos (2 ex.), violas (1 ex.), violoncelos (2 ex.), contrabaixos ( 1 ex.)
Cópias autógrafas a tinta preta.
25,1 x 32,S cm, sem marca; 12 pentagramas
Metades de bifólios (flauta e oboé)
Bifólios ( todos os outros)
[1] p. (flauta e oboé)
[1] p.; [2] ps. (todos os outros)
Poucas emendas, a tinta preta e a lápis.
Rostos: Clarinete/ 12 Minuetto / Para Orchestra por/ Luiz F. da Costa º Violino / 12 Minuetto / Para Orchestra por/ Luiz F. da Costal
2º Violino / 12 Minuetto / Para Orchestra por/ Luiz F. da Costa
2º Violino / lº Minuetto / Para Orchestra por/ L. Ferreira da Costa Violas / lº Minuetto / Para Orchestra por / L. Ferreira da Costa Violoncello / 12 Minuetto / Para Orchestra por / Luiz F. da Costa Violoncello / 12 Minuetto / Para Orchestra por / L. Ferreira da Costa C. Basso / lº Minuetto / Para Orchestra por / Luiz Ferreira da Costa
Anot.: Algumas indicações relacionadas com a execução, a lápis. - No rosto da parte de contrabaixo, a lápis: ''.Antunes''.
Obs.: Última página de cada folha em branco. -Algumas folhas com poucas manchas acastanhadas. - Uma das partes dos l.º' violinos, que serviu como capa para as restantes partes, um pouco suja nas páginas exteriores. 

Documentos
175 - Marcha a Almeida Garrett

(175) Marcha a Almeida Garrett
1902
Mi b maior; 4/4
Primeira audição: 1902

175 a) Marcha / para banda

175 a) Marcha / para banda
Flautim em ré b, requinta, 1.º' e 2.º' clarinetes em si b, 1.ª` e
2.ª` as saxtrompas em si b, 1.ª` e 2.ª` saxtrompas contralto em mi b, 1.º e 2.º cornetins em si b, l.º e 2.0 cornetins em lá b, saxofone contralto em mi b, trombone contralto, trombone tenor, trombone baixo, tuba em si b, caixa, triângulo, pratos, bombo
Maestoso
27.42 1902
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
27 x 35 cm, "H. Lardesnault / Ed. Bellamy / Paris"; 20 pentagramas
4 bifólios
16 ps.
Muitas emendas. -Na parte de caixa, vários cs. acrescentados e emendados a lápis roxo.
Obs.: Papel grosso; amarelado; com uma mancha de água e manchas acastanhadas.

Documentos
175 b) Marcha a Almeida Garrett

175 b) Marcha a Almeida Garrett
Flautim em ré b, oboé, requinta, l.º' e 2.º' clarinetes em si b, 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª saxtrompas contraltos em mi b, 1.º' e 2.º' cornetins em si b, saxofone soprano em si b, saxofone contralto em mi b, saxofone barítono em mi b, trombone contralto, 2 trombones tenores, 2 trombones baixos, 2 tubas em si b, caixa de rufo, triângulo, pratos, bombo
Maestoso
27 /4º/1902
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
27,1 x 35 cm, "H. Lardesnault / Ed. Bellamy / Paris"; 20 pentagramas
5 bifólios em caderno cosido
[1] p.; 19 ps.
Poucas emendas a tinta preta e por rasuras.
Rosto: Marcha a/ Almeida Garrett/ Para Banda/ Por Luiz Costa/(27 /4º /1902)
Anot.: Indicações relacionadas com a execução sublinhadas a lápis vermelho
Obs.: Papel grosso, amarelado, manchado. -As emendas da versão a) estão realizadas nesta versão.

Documentos
175 c) Marcha a Almeida Garrett

175 c) Marcha a Almeida Garrett
Maestoso
Paulo e Silva/ Porto 30/5/902 [1.º cornetim]
Partes de flautim, oboé, requinta, 1.0s clarinetes (S exemplares), 2.º` clarinetes (5 exemplares), 1.ª e 2.ª saxtrompas, 3.3 e 4." saxtrompas,
("Trombone1º" e "Trombone 2º" que são mais duas partes da 3.ª e da
4.ª saxtrompas), 1.º` cornetins (2 exemplares), 2.º` cornetins (2 exemplares), saxofone soprano, saxofone contralto, saxofone barítono, trombone contralto, trombones tenor ( 2 exemplares), trombones baixos (2 exemplares), tuba (2 exemplares), percussão
Cópias autógrafas a tinta preta
21,1 x 29 cm, sem marca; 12 pentagramas
Bifólios
[1] p.; [3] ps. (clarinetes, saxtrompas, trombones); [1] p.; [2] ps. (restantes instrumentos)
Poucas emendas, a lápis, a lápis roxo e a lápis azul, nas partes dos 1.º` clarinetes, das saxtrompas, dos cornetins, do saxofone barítono e do 2.º trombone tenor ("Barytono" ).
Rostos: [Instrumento]/ Marcha a/ Almeida Garrett/ Por Luiz Costa
Anot.: No rosto da parte de um dos 2.05 clarinetes, escrito transversalmente na margem esquerda, a lápis: "Silvestre e Aguiar"; na 4.ª página da parte de saxofone soprano, apontamento musical,
a lápis; na 4.3 página da parte de uma das tubas, o início da parte de flautim, riscado a lápis. -Nas partes dos trombones, as designações "Trombone alto" e "Trombone (Tenor)" riscadas a lápis e substituídas por "1º Bombardino" e "2º Bombardino", havendo ainda as indicações "(Barytº)" e "2 º Barytº A" respectivamente; a parte de 2.º trombone tenor possui a de de "2º Barytono B", a do trombone baixo tem apenas "Baixo": -No rosto da parte dos instrumentos de percussão, apenas "Bombo", tendo acrescentado "Caixa de rufa" no início do trecho.
Obs.: 4: página das partes de flautim, requinta, cornetins, saxofones contralto e barítono, tubas e percussão, respectivamente, em branco. -Papel grosso, em muitos casos amarelado e nalguns casos manchado. -Parte de "Trombone l 2" não idêntica à parte da 3.3 saxtrompa na versão b).

Documentos
175 d) Marcha a Almeida Garrett

175 d) Marcha a Almeida Garrett
Parte de saxofone tenor
Cópia autógrafa a tinta preta
29 x 21,1 cm (formato oblongo), carimbo com um leão e, por baixo, a palavra "MATRENA" circundados pelas palavras "LABORA ET VINCES / PORTUGAL"; 10 pentagramas
Meio bifólio
[1] p.; [1] p.
2 emendas por rasuras.
Rosto: [a tinta azul] Sax-Tenor / "Marcha a Almeida Garrett" / Por Luís Costa
Anot.: Indicações relacionadas com a execução, a tinta azul.
Obs.: Tinta transparece do verso da folha. - Versão semelhante à parte de saxofone contralto.

Documentos
175 e) Marcha a Almeida Garrett

175 e) Marcha a Almeida Garrett
Maestoso
Porto / 25-1-54
Parte de flauta
Cópia não autógrafa a tinta azul
29,1 x21,l cm (formato oblongo), sem marca; 10 pentagramas
Meio bifólio
[1] p.
Obs.: Verso da folha em branco.

Documentos
175 f) Marcha a Almeida Garrett

175 f) Marcha a Almeida Garrett
Parte de caixa
Cópia não autógrafa a tinta azul
28,7 x 22,2 cm (formato oblongo) , "Francisco Guimarães, F.º & C.ª-Rua do Almada, 130-PORTO"; "12"; 12 pentagramas Meio bifólio
[1] P·
Anot.: No canto superior direito: "Tímpanos':
Obs.: Verso da folha em branco.

Documentos
149-AR Andante

(149) AR Andante
[1937]
Dó maior; 3/4
Primeira audição: 1938
Obs.: Arranjo do 3.º andamento do Qµarteto para dois Violinos, Viola e Violoncelo, op. 5 (v. n.º 149). 

149-AR a) Andante

149-AR c) Andante
Orquestra de cordas
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
29 x 22 cm (formato oblongo), sem marca; 12 pentagramas
Meio bifólio
[2] ps.
Poucas emendas.
Anot.: Por cima do título, a lápis: "Quarteto de corda -arranjado para orquestra de arco".
Obs.: Papel amarelado; o canto superior esquerdo da folha rasgado. -Trata-se da primeira metade do andamento, o resto do manuscrito parece estar perdido. -As partes dos 1.º` e 2.º` violinos, violas e violoncelos são idênticas às do 3.º andamento do Qµarteto, sendo acrescentada a parte de contrabaixo.

Documentos
149-AR b) Andante

149-AR b) Andante
Orquestra de cordas
Partes de 1.0• e 2.0• violinos, viola e violoncelo
Fotocópias das ps. com o ''.Andante", extraídas das partes do Quarteto op. 5 (v. Música de câmara, n.º 149, versão h)
[A4]; 12 pentagramas
Fólio em formato A3 dobrado no meio [ cada parte]
2 ps. [ cada parte]
Anot.: Além das indicações relacionadas com a execução, mencionadas sob o n.º 149, há numeração dos cs.; na 2.ª página de cada parte, carimbo: ''.Academia de Música de Espinho"; tudo feito antes de as ps. terem sido fotocopiadas.
Obs.: Versos das folhas em branco.

Documentos
149-AR c) Andante

149-AR c) Andante
Orquestra de cordas
3 exemplares das partes de Lº' e 2.0• violinos; 1 exemplar da parte de contrabaixo.
Cópias autógrafas a tinta preta
22,1 x 29,6 cm, "Francisco Guimarães, F.º & C: - R. do Almada, 130 - PORTO"; 12 pentagramas
Bifólio [ l.º' e 2.º' violinos]; meio bifólio [contrabaixo] [1] p. [cada parte]
Anot.: Nas partes dos l.º' e 2.0' violinos, em cima: "Qµarteto ( em Lá)" riscado a lápis. - Poucas indicações relacionadas com a execução, a lápis, na parte de contrabaixo.
Obs.: 2.' a 4." páginas dos l.º' e 2.º' violinos e 2: página do contrabaixo em branco. - Papel amarelado; tinta transparece um pouco dos versos das folhas. -Versões dos l.º' e 2.º' violinos idênticas às respectivas partes da versão b).

Documentos
149-AR d) Quarteto de Corda arranjado para orquestra de arco

149-AR d) Quarteto de Corda arranjado para orquestra de arco
Andante
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, evidentemente [A4], "VALENTIM DE CARVALHO CI SARL-Rua Nova do Almada, 95-99 -1200 LISBOA-Caderno de exercício de música";
12 pentagramas
6 fólios, agrafados no meio
6ps.
Anot.: Na 1.ª e na 6.ª páginas, carimbo: "Academia de Música de Espinho".
Obs.: Versos das folhas em branco. -Provavelmente, a segunda metade do manuscrito autógrafo da partitura (cf. versão a) já se encontrava partida na altura em que foi feita esta cópia: o compasso com que termina a parte existente está marcado com duas cruzinhas. -As indicações relacionadas com a execução são idênticas às das versões b) ( 1.º e 2.º violinos, viola e violoncelo) e c) (contrabaixo), respectivamente.

176 - [sem título] [esboço]

(175) [sem título] [esboço]
1954
Ré menor; 4/4

176 a) para uma peça de violino e orquestra

176 a) para uma peça de violino e orquestra
Agosto 1954
Particella
Esboço a lápis
22 x 28,3 cm, sem marca; 16 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Várias emendas.
Anot.: Na 2.ª página, depois de a composição contínua estar interrompida: "2ª ideia" e, por baixo daquela: "Transição pª Adagio"; na 3: página: ''Adagio".
Obs.: Trata-se de um esboço de ideias, com a "orquestra" em dois pentagramas.

Documentos
177 - Poema

(177) Poema
Largo - Allegro - Lentamente - Allegro - Allegro vivo
1956
À minha querida Filha Madalena
Sol maior; 3/4
Obs.: Existe redução para violoncelo e piano (v. Música de câmara, n.º 177. Ar, versão u).

177 a) "Poema" para violoncelo e orquestra

177 a) "Poema" para violoncelo e orquestra
Violoncelo solo, flauta, oboé, clarinete em Dó, fagote, 2 trompas em Dó, trompete, harpa, l.º' violinos, 2.º' violinos, violas, violoncelos, contrabaixos
Março, 1956
Partitura
Cópia autógrafa a tinta azul
21,1 x 29,7 cm, sem marca; 16 pentagramas
17 bifólios em caderno cosido
63 ps.
Muitas emendas por rasuras, a tinta azul e a lápis; alguns cs. cancelados.
Anot.: Algumas indicações relacionadas com o tempo e com a execução, a lápis.
Obs.: Últimas 5 páginas em branco. - Versão quase idêntica à versão u) da obra para violoncelo e piano (v. Música de câmara, n.º 177.Ar). Naquela versão, o compositor anotou que se trata de uma "redução" da orquestra para o piano, o que significa que a versão com orquestra é a original, apesar de não estar completada pelo autor. Existe uma versão para violoncelo e orquestra feita por Pedro Faria Gomes em 2008. 

Documentos
178 - Balada [esboço; inacabado]

(178) Balada [esboço; inacabado]
Ré menor; 3/4

178 a) Instrumento ( clave de violino) e piano

178 a) Instrumento ( clave de violino) e piano
Particella
Esboços a lápis
29,2 x 22,2 cm (formato oblongo), "70-X'; 10 pentagramas Bifólio
[4] ps.
Várias emendas.
Anot.: Na l.ª página, por cima da l.ª linha: "repete 8ª baixo"; na 4.ª página, por cima da 1.ª linha: "outra forma da ideia principal".
Obs.: Papel amarelado. - Os esboços nas ps. 1-3 (em Fá maior, compasso de 6/8) também poderiam ser ligados à igualmente inacabada Sona tina para Clarinete e Piano ( v. n. º 173). - O tema esboçado na 4.ª página (Ré menor; 3/4) é o da Balada.

Documentos
178 b) Balada

178 b) Balada
Piano e orquestra
Particella
Esboço a lápis
28,9 x 22,3 cm (formato oblongo), sem marca; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Várias emendas.
Obs.: Trata-se de um esboço rudimentar, com a "orquestra" num único pentagrama e muitos cs. ainda vazios; na 4.3 página o trabalho foi interrompido. 

Documentos
179 - [sem título] [inacabado?]

(179) [sem título] [inacabado?]
Mi menor; 6/8

179 a) [sem título]

179 a) [sem título]
Particella ( 2 pentagramas de piano)
Esboço a lápis
29 x 21,8 cm (formato oblongo), "13468"; 10 pentagramas Meio bifólio
[2] ps.
Muitas emendas.
Obs.: Papel amarelado; folha com vincos vertical e horizontal ao meio. -Muitos cs. apenas com a melodia principal. 

Documentos
179 b) [sem título]

179 b) [sem título]
Flautas, oboés, clarinetes em Dó, fagotes, trompas em Dó, l .º' violinos, 2.º' violinos, violas, violoncelos, contrabaixos 
Partitura
Esboço a lápis
27 x 36,S cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: "A. L.
No. 14.", 20 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Muitas emendas.
Obs.: Papel amarelado, com manchas acastanhadas; folha com vincos vertical e horizontal ao meio. - Muitos cs. vazios. 

Documentos
179 c) [sem título]

179 c) [sem título]
Particella ( 2 pentagramas de piano)
Esboço a lápis
29 x21,8 cm (formato oblongo), "13468"; 10 pentagramas
Meio bifólio
[1] p.
Obs.: Papel amarelado; folha com vincos vertical e horizontal ao meio.
- Apenas 1 c. com notas em ambos os pentagramas, todo o resto encontra-se apenas no pentagrama de clave de violino. - Trata-se, ao que parece, de uma parte do meio da composição, provavelmente escrita depois do esboço em partitura (versão b).

Documentos
180 - [sem título] [esboço; inacabado?]

(180) [sem título] [esboço; inacabado?]
Dó menor; 2/4

180 a) Para orquestra

180 a) Para orquestra
Particella
Esboço a lápis
28,9 x 21,9 cm (formato oblongo), "9854"; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Alguns cancelamentos e emendas.
Obs.: Folha com um vinco ao meio. -Trata-se de um esboço rudimentar de uma peça em forma de rondó, com muitos cs. ainda vazios.

Documentos
181 - [sem título] [esboço; inacabado]

(181) [sem título] [esboço; inacabado]
Dó menor; 3/4

181 a) Esboço / para orquestra

181 a) Esboço / para orquestra
Particella
Esboço a lápis
28,4x 21,6 cm (formato oblongo), "Pap. Tip. Azevedo -Loios, 18-Porto
- 1345-F"; 10 pentagramas
Bifólio
[2] ps.
Algumas emendas.
Obs.: 3.ª e 4.ª páginas em branco. -Muitos cs. ainda vazios; na 2.ª página o trabalho foi interrompido.

Documentos