Obras Vocais


118 - 120 3 Lieder. Op. 4

[N.º 1] O Cipreste
[N.º 2] Roda do Moinho
[N.º 3] O Sobreiro
1915/1937[?]
© 2001 fermata, editora (Porto) ("Roda do Moinho" e "O Sobreiro")
© 2011 AvA Musical Editions, Lisboa
Obs.: A data de composição de 1915 está certa apenas para o N.º 1. Relativa à "recomposição" das Canções em 1937, encontra-se uma anotação em manuscritos dos N.05 1 e 2; muito provavelmente, o mesmo terá acontecido com o N.º 3, uma vez que o papel da nova versão deste é idêntico ao da versão de 1937 do N.º 2. 

118 - O Cipreste. [ Op. 4, n.º 1]

Grave
1915/1937
Texto: António Corrêa de Oliveira
Mi b menor; 4/4
Primeira audição: 1922

118 a) [sem título]

Voz e piano
Partitura
Esboço a lápis
17,2 x 28,2 cm, "Casa Moreira de Sá - Musicas e instrumentos - 105, Rua 31 de Janeiro, 107 - Porto"; 12 pentagramas
2 bifólios
[6] ps.
Muitas emendas.
Obs.: 7." e 8." páginas em branco. - Papel amarelado, com algumas manchas de água. - Vários cs. têm apenas o texto ou o texto com a melodia do canto. - Uma parte da canção está esboçada duas vezes, de maneiras diferentes; faltam 6 cs. que deviam seguir-se à 4." página, o que pode significar que os 2 bifólios pertençam a 2 versões qiferentes. 

Documentos
118 b) O cipreste

Voz e piano
Pedras-Rubras/ (com no. 70) / Julho 1915
Partitura
Esboço a lápis
23,5 x 31,1 cm, emblema com as letras "B. c:', escrito por baixo: "No.31:'; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas Bifólio
[4] ps.
Muitas emendas.
Obs.: Papel amarelado, com poucas manchas acastanhadas.

Documentos
118 c) O cipreste

Voz e piano
Lentamente
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
26,8 x 36,2 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: "A L No. 28"; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Bifólio
[3] ps.
Muitos cancelamentos e emendas a lápis.
Obs.: 4.ª página em branco. - Papel amarelado, manchado.

Documentos
118 d) O cipreste

Voz e piano
Lentamente
Parte vocal
Cópia autógrafa a tinta preta
26,8 x 36,5 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: "A L
No. 6"; 12 pentagramas
Meio bifólio
[1] p.
Poucas emendas.
Obs.: Verso da folha em branco. - Papel amarelado, manchado e dobrado nos cantos da folha. - Versão idêntica à parte do canto na versão c), sem as emendas feitas naquela. 

Documentos
118 e) [ a lápis] O cipreste

Voz e piano
[a lápis] Lento
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
26,8 x 36,2 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: ''A L No. 28"; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
2 bifólios, encaixados um no outro
[3] ps.
Poucas emendas; indicações relacionadas com a execução, a lápis.
Obs.: 4.ª a 8.ª páginas em branco. - Papel amarelado, com algumas manchas acastanhadas. - As emendas da versão c) estão na sua maior parte realizadas nesta versão. 

Documentos
118 g) O cipreste

Voz e piano
Grave
Recomposto em Agosto 1937
Partitura
Cópia autógrafa a lápis
17,2 x 28,2 cm, "Casa Moreira de Sá - Musicas e instrumentos - 105, Rua 31 de Janeiro, 107 - Porto"; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Vários cancelamentos e emendas.
Anot.: Na margem esquerda da 1.3 página, escrito verticalmente: "O nome do autor da poesia por baixo do titulo:'
Obs.: Papel amarelado, com poucas manchas acastanhadas.

Documentos
118 h) O cipreste

Voz e piano
Grave
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente
28 x 33,5 cm [ A3 cortado], "Francisco Guimarães, F.º & C: - R. do Almada, 130- PORTO"; 12 pentagramas
3 fólios
[3] ps.
Indicações relacionadas com a dinâmica, provavelmente acres'ientadas posteriormente
Anot.: Alguns apontamentos relacionados com a execução do canto, feitos antes de a partitura ter sido fotocopiada.
Obs.: Versos das folhas em branco. -As emendas da versão f) estão realizadas nesta versão. 

Documentos
119 - Roda do Moinho. [Op. 4, n.º 2]

Lentamente
[1915/20]/1937
Texto: António Corrêa de Oliveira
Mi maior; 4/4
Primeira audição: 1922

119 b) Roda do Moinho

Voz e Piano
Lentamente
Recomposto em Julho 1937
Partitura
Esboço a lápis
22,3 x 29,5 cm, "Vende-se na Pap. e Tip. Monteiro-R. Cedofeita, 103 Porto" ; 10 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Algumas emendas.
Anot.: Na margem esquerda da 1.3 página, escrito verticalmente: "Copiar 2 vezes o p.º compasso".
Obs.: Papel amarelado. -A palavra "Muito" na indicação original do movimento foi riscada posteriormente. - Versão diferente da versão a). 

Documentos
119 c) Roda do Moinho

Voz e Piano
Lentamente
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente
25,9 x 36,3 cm [ A3 cortado], "Francisco Guimarães, F.º & C: - R. do Almada, 130- PORTO"; 12 pentagramas
3 fólios
[3] ps.
Indicações relacionadas com a dinâmica, provavelmente acrescentadas posteriormente.
Anot.: Por cima do trecho, a tinta preta: "op. 4 nº l ''. -A seguir ao fim, apontamento de 3 cs. da composição que parecem ter sido emendados posteriormente, o que está quase imperceptível na fotocópia. -Alguns apontamentos relacionados com a execução do canto, realizados antes de a partitura ter sido fotocopiada. - Na 3.ª página, em cima: "Stella da Cunha" riscado. 
Obs.: Versos das folhas em branco. -A palavra "Muito" na indicação original do movimento foi riscada posteriormente. -Várias indicações dinâmicas da versão b) não aparecem nesta versão.

Documentos
120 - O Sobreiro. [ Op. 4, n.º 3]

Com expressão grave
[1915/20]
Texto: António Corrêa de Oliveira
Mi b menor; 4/4
Primeira audição: 1938

120 a) [sem título]

Lento
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
34,1 x 27 cm (formato oblongo), emblema com as letras "B. C", escrito
por baixo: "No. 24:'; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Bifólio
[3] ps.
Várias emendas a lápis.
Anot.: No canto superior esquerdo da l.ª página, a lápis: "3''. -Indicações relacionadas com a execução, a lápis.
Obs.: 4.ª página em branco. - Papel amarelado, com algumas manchas acas­tanhadas. -Versão em Mi b maior, com a última parte em Mi b menor.

Documentos
120 c) [sem título]

Voz e piano
Partitura
Esboço a lápis
22,3 x 29,5 cm, "Vende-se na Pap. e Tip. Monteiro-R. Cedofeita, 103, Porto"; 10 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Muitos cancelamentos e emendas.
Obs.: Papel amarelado, com ligeiras manchas de água. - Muitos cs. têm apenas a melodia do canto. -A última parte da composição substituída pela anotação "etc".

Documentos
120 d) O Sobreiro

Voz e piano
Com expressão grave
Partitura
Cópia autógrafa a tinta azul; última página em fotocópia
22,3 x 29,5 cm, "Vende-se na Pap. e Tip. Monteiro-R. Cedofeita, 103, Porto"; 10 pentagramas
Bifólio e fólio
5 ps., paginadas a lápis
Vários cancelamentos e emendas.
Anot.: Por baixo do título, a lápis: "para canto e piano''.
Obs.: Papel amarelado. - Falta uma página do manuscrito com os últimos 7 cs., da qual existe, porém, uma fotocópia. 

Documentos
120 e) O Sobreiro/ op. 4 nº 3

Voz e piano
Com expressão grave
Partitura
Fotocópia de apógrafo de F. Azevedo ( 196?)
[A4], sem marca; 12 pentagramas
4 fólios
[4] ps.
Anot.: Por cima do trecho: "(Ton. orig.)''.
Obs.: Não completamente idêntica à versão d).As indicações relacionadas com dinâmica e tempo não estão incluídas naquela versão. 

Documentos
120 f) O Sobreiro / op. 4 nº 3

Voz e piano
Com expressão grave
Partitura
Fotocópia de apógrafo de F. Azevedo ( 196?)
[A4 ], sem marca; 12 pentagramas
4 fólios
[4] ps.
Anot.: Por cima do trecho: "(Ton. orig. mi b m)':-Indicações adicionais relacionadas com a dinâmica, obviamente a lápis.
Obs.: Versão em Dó # menor.

Documentos
120-A 3 Lieder

O Cipreste. Lento
A roda do moinho. And.1• con moto
O Sobreiro. Lento
Voz e piano
Partitura
Cópia autógrafa(?) a tinta preta
26,8 x 36,2 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: "A L
No. 28"; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas 3 bifólios em caderno cosido e colado com fita adesiva por fora
[11] ps.
Algumas emendas a lápis e a lápis azul. -Na canção ''A roda do moinho",
7 cs. cancelados a lápis azul e outros 4 cs. colados sobre os cs. originais.
Anot.: No canto superior direito da 1: página, a lápis: "Nº 6". -Por cima da 1: canção: "3 Lieder". - Por cima de cada canção, a tinta vermelha: "Ars honorat vitam".
Obs.: 12.ª página em branco. - Papel amarelado, manchado e com rasgões. -A canção "O Sobreiro" está em Mi b maior, com a última parte em Mi b menor. 

121 - 123 Três Canções. Op. 7

N.º 1 Os Salgueiros
N.º 2 Canção das Aves
N.º 3 Pinheiraes de Agosto
[anos 20] /1937 (N.º 2) /1940 (N.º 3)
© 2001 fermata, editora (Porto) (N.º 1)
© 2011 AvA Musical Editions, Lisboa

121 - Os Salgueiros. Op. 7, n.º 1

Lentamente, com expressão suave
[anos 20]
Texto: António Corrêa de Oliveira
Si b menor; 3/4
Primeita audição: 1938

121 a) Os Salgueiros de Corrêa d'Oliveira / Lied de Luiz Costa

Voz e piano
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
26,8 x 36,2 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: ''A L
No. 28"; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas 2 metades de bifólio
[4] ps.
Obs.: Papel amarelado, com poucas manchas acastanhadas. - Versão em Sol# menor. 

Documentos
121 b) [ a lápis] Os Salgueiros

Voz e piano
Partitura
Esboço a tinta azul
26,8 ·x 36,2 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: ''A L No. 28"; 12 pentagràmas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Bifólio
[3] ps.
Muitos cancelamentos e emendas.
Obs.: 4.' página em branco. - Papel amarelado. - Versão em Sol# menor, diferente da versão a).

Documentos
121 c) [ sem título]

Voz e piano
Partitura
Esboço a tinta azul
17,2 x 28,2 cm, "Casa Moreira de Sá - Musicas e instrumentos - 105, Rua 31 de Janeiro, 107 - Porto"; 12 pentagramas
Bifólio
[ 4] ps.
Muitas emendas a tinta azul e a lápis.
Obs.: Papel amarelado. - Versão em Sol# menor, diferente das versões a) e b). 

Documentos
121 d) Os Salgueiros

Voz e piano
Lentamente, com suavidade
Partitura
Cópia autógrafa a lápis
17,2 x 28,2 cm, "Casa Moreira de Sá - Musicas e instrumentos - 105, Rua 31 de Janeiro, 107 - Porto"; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Poucas emendas.
Obs.: Papel amarelado. - Versão em Sol# menor, com as emendas da versão c) realizadas.

Documentos
121 e) Os Salgueiros/ Corrêa de Oliveira

Voz e piano
Lentamente, com expressão suave
Partitura
Cópia autógrafa a lápis
17,2 x 28,2 cm, "Casa Moreira de Sá - Musicas e instrumentos - 105,
Rua 31 de Janeiro, 107 - Porto"; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Poucas emendas por rasuras.
Obs.: Papel amarelado, com poucas manchas acastanhadas na 1.3 página. - Versão em Sol# menor, diferente das versões a) a d).

Documentos
121 f) Os Salgueiros

Voz e piano
Lentamente, com expressão suave
Partitura
Cópia autógrafa a tinta azul
29,2-x 22,4 cm (formato oblongo), "420-F - PAP. TYP. AZEVEDO";
10 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Várias emendas.
Obs.: Papel amarelado. - Versão idêntica à versão e), com as emendas realizadas.

Documentos
121 g) Os Salgueiros

Voz e piano
Lentamente, com expressão suave
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente [A4], "Francisco Guimarães, F.º & C: - R. do Almada, 130 - PORTO"; 12 pentagramas
2 fólios
[4] ps.
Na parte de piano, 2 pequenas emendas e modificações na distribuição das notas pelas duas mãos, provavelmente a lápis.
Anot.: Por cima do título: "Em Si bemol menor", provavelmente a lápis.
Obs.: Versão em Sol# menor, com as emendas da versão f) realizadas.

Documentos
121 h) Os Salgueiros/ op. 7. Nº 1

Voz e piano
Lentamente, com expressão suave
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente
[A4], sem marca visível; 12 pentagramas
2 fólios
4ps.
Anot.: Algumas sílabas do texto repetidas por cima da linha do canto, com esferográfica azul ou a lápis.
Obs.: Transposição da versão f) a Si b menor, com as emendas daquela versão realizadas.

Documentos
121 i) Os Salgueiros/ op. 7. Nº 1

Voz e piano
Lentamente, com expressão suave
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente
[A4], sem marca visível; 12 pentagramas
4 fólios
4ps.
Anot.: Alguns apontamentos relacionados com a execução do canto, provavelmente a lápis.
Obs.: Versos das folhas em branco. - Versão quase idêntica à versão g).

Documentos
122 - Canção das Aves. Op. 7, n.º 2

Allegretto grazioso
[anos 20]/1937
Texto: António Corrêa de Oliveira
Si maior; 6/8
Primeira audição: 1938

122 a) Canção das Aves

Voz e piano
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
26,8 x 36,2 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: ".AL No. 28"; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Bifólio
[3] ps.
Algumas emendas.
Obs.: 4.ª página em branco. - Papel amarelado, manchado.

Documentos
122 b) Canção das aves / Corrêa de Oliveira

Voz e piano
Allegretto grazioso
Retocada em Agosto 1937
Partitura
Cópia autógrafa a lápis
17,2 x 28,2 cm, "Casa Moreira de Sá - Musicas e instrumentos - 105, Rua 31 de Janeiro, 107 - Porto"; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Poucas emendas a lápis e por rasuras; 1 c. cancelado.
Obs.: Papel amarelado, manchado. - Versão diferente da versão a).

Documentos
122 c) Canção das Aves/ op. 7, nº 2

Voz e piano
Allegretto grazioso
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente
[A4 ], sem marca visível; 12 pentagramas
4 fólios
t 4] ps.
Anot.: Na 4: página, em cima (por Madalena Moreira de Sá e Costa?): "Stella da Cunha".
Obs.: Versos das folhas em branco. - Versão idêntica à versão b). 

Documentos
122 d) Canção das Aves/ op. 7, nº 2 (1)

Voz e piano
Allegretto grazioso
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente
[A4], sem marca visível; 12 pentagramas
4 fólios
4 ps. (paginadas 5-8)
Obs.: Versos das folhas em branco. - Versão idêntica à versão c), com mais algumas indicações relacionadas com a dinâmica. 

123 - Pinheiraes de Agosto. Op. 7, n.º 3

Moderato
[anos 20]/1940
Texto: António Corrêa de Oliveira
Mi maior; 3/4
Primeira audição: 1960

123 a) Pinheiraes de Agosto de Corrêa d'Oliveira / Lied - de Luiz Costa

Voz e piano
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
26,8 x 36,3 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: "A L No. 4:'; 1 O pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Poucas emendas.
Obs.: Papel amarelado, com poucas manchas acastanhadas. -O compasso é de 6/8. 

Documentos
123 b) Pinheiraes de Agosto / op. 7. Nº 3.

Voz e piano
Julho, 7, 1940
Partitura
Esboço a lápis
28,4 x 22,3 cm (formato oblongo), sem marca; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Muitos cancelamentos e emendas. - Todas as ps. riscadas.
Obs.: Versão diferente da versão a).
 

123 c) [sem título]

Voz e piano
7- 8 -Julho / 1940
Partitura
Cópia autógrafa a lápis
28,4 x 22,3 cm (formato oblongo), sem marca; 12 pentagramas
Meio bifólio
[2] ps.
Algumas emendas. - Ambas as ps. riscadas.
Obs.: Trata-se das 3: e 4: páginas da canção, com muitas emendas da versão b) realizadas. 

Documentos
123 d) Pinheiraes de Agosto/ Corrêa de Oliveira

Voz e piano
Partitura
Esboço a lápis
28,4 x 22,3 cm (formato oblongo), sem marca; 12 pentagramas; 29,2 x 22,4 cm (formato oblongo), "420-F-PAP. TYP.AZEVEDO"; lüpentagramas
Meio bifólio e bifólio
S ps.
Muitos cancelamentos e emendas.
Obs.: 6.ª página em branco. - 2 pentagramas da segunda metade do bifólio cortados. 

Documentos
123 e) Pinheiraes de Agosto/ op. 7. N.º 3.

Voz e piano
Moderato
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente [A4], sem marca visível; 12 pentagramas
4 fólios
4 ps. (paginadas 9-13)
Anot.: Dedilhação nalguns cs. -Algumas indicações posteriores relacionadas com a execução, provavelmente a lápis.
Obs.: Versão idêntica à versão d), com as emendas realizadas.

Documentos
124 - 126 Três Canções. Op. 8

N.º 1 Canção Marinha
N.º 2 Canção de Maio
N.º 3 A Névoa
1937; 1937 /1942 (N.º 2)
© 2001 fermata, editora (Porto) (N.º 1)
© 2011 AvA Musical Editions, Lisboa

124 a) Canção marinha/ op. 8 N. 1

Molto lento
1937
Texto: Teixeira de Pascoaes
Fá# maior; 2/ 4
Primeira audição: 1953

 

Voz e piano
Molto lento
18 -Agosto, 1937
Partitura
Cópia autógrafa a lápis
17 ,2 x 28,2 cm, "Casa Moreira de Sá -Musicas e instrumentos -105, Rua 31 de Janeiro, 107 -Porto"; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Muitas emendas por rasuras.
Anot.: Na margem esquerda da l.ª página: "Para canto e piano (na capa) / Na capa não indicar o nome do poeta''.
Obs.: Papel amarelado, com alguns cortes de traça.

Documentos
125 - Canção de Maio. Op. 8, n.º 2

Andantino
1937/1942
Texto: Teixeira de Pascoaes
Sol maior; 2/ 4
Primeira audição: 1938
Obs.: Existe arranjo para violoncelo e piano (v. Música de câmara, n.º 125,Ar)

125 a) Canção de Maio

Voz e piano
23 Agosto 1937
Partitura
Esboço a lápis
29 ,2 x 22 cm (formato oblongo), sem marca; 12 pentagramas
Meio bifólio
[2] ps.
Cancelamentos e muitas emendas.
Obs.: Papel amarelado, com alguns cortes de traça.

125 b) Canção de Maio

Voz e piano
Andantino
Partitura
Cópia autógrafa a lápis
29,2x 22 cm (formato oblongo), sem marca; 12 pentagramas
Bifólio
[1] p.; [2] ps.
Rosto: Luiz Costa / Canção de Maio / Para canto e piano
Obs.: 4.ª página em branco. -Papel amarelado, com alguns cortes de traça. -As emendas da versão a) estão realizadas nesta versão. 

Documentos
125 c) Canção de Maio/ op. 8 N. 2

Voz e piano
Andantino
5 Dez 1942
Partitura
Esboço a lápis
22,3x28, 4 cm, "CASA MOREIRA DE SÁ-Musicas e Instrumentos - 105, Rua de Santo António, 107 -PORTO"; 10 pentagramas
Bifólio
[1] p.; [3] ps.
Muitas emendas por rasuras.
Rosto: Luiz Costa/ Canção de Maio/ Para canto e piano/ op. 8 N. 2 /5 Dez 1942
Obs.: Papel com alguns cortes de traça. - Versão diferente das versões a)e b). 

Documentos
126 - A Névoa. Op. 8, n.º 3

Molto tranquillo
[1937]
Texto: Teixeira de Pascoaes
Ré maior; 4/4
Primeira audição: 1938

126 a) ANevoa

Voz e piano
Molto tranquillo
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente
28 x 33,5 cm [ A3 cortado], "Francisco Guimarães, F.º & C: - R. do
Almada, 130- PORTO"; 12 pentagramas
2 fólios
[3] ps.
Algumas indicações relacionadas com a dinâmica, provavelmente
acrescentadas posteriormente.
Anot.: Alguns apontamentos relacionados com a execução do canto, provavelmente a lápis. - Por cima do trecho, a tinta azul, por mão alheia: "Poesia= Joaquim Costa [aquele nome riscado com esferográfica preta e substituído por:] Teixª Pasco [a] es".
Obs.: Verso da 2.3 folha em branco.

Documentos
126-A Canção marinha / Canção de Maio / A nevoa / op. 8

Voz e piano
N.º 1 Canção marinha. Molto lento
N.º 2 Canção de Maio. Andantino
N.º 3 A nevoa. Molto tranquillo
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
21,3 x 29,3 cm, "Francisco Guimarães, F.º & C: - Rua do Almada, 130-PORTO" "G&F / 12"; 12 pentagramas
Caderno de 3 bifólios agrafados.
[1] p.; 11 ps.
Na N.º 2, algumas ligaduras a tinta azul.
Rosto: Luiz Costa/ Canção marinha/ Canção de Maio/ A nevoa/ para canto e piano / op. 8 
Obs.: Papel com poucas manchas acastanhadas e alguns cortes de traça.

127 - [Nunca mais]

Lento
1908
Texto: João Vasconcellos e Sá
Fá maior; 4/4
Obs.: Parece estar perdido.]

128 - [Pastoral]

Devagar
[ca. 1910]
Texto: Francisco Braga
Mi menor; 6/8
Primeira audição: 1953
Obs.: Parece estar perdido.]

129 - O regato

Um pouco vivo
[ca. 1910/ 1915]
Texto: Francisco Braga
Fá maior / Ré menor; 2/ 4

129 a) O regato

Voz e piano
Um pouco vivo
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
26,8 x 36,2 cm, emblema com um barco à vela, escrito por baixo: "AL No. 28"; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Bifólio
[3]ps.
Algumas emendas a tinta preta e a lápis.
Obs.: 4.3 página em branco. - Papel amarelado, manchado.

Documentos
130 a) [Solfejo] - Lento

Lento
1920
Ao Exmº M[?] P. Thomaz Borba
Dó maior; 4/4
Em: Solfejos Autógrafos de Compositores Portugueses por Thomaz Borba, Valentim de Carvalho (Lisboa), 1920 

 

a) Lento
Voz-e piano
Dez.1920
Partitura
Fotocópia do autógrafo nas páginas 128 e 129 da compilação de Thomaz de Borba
2ps.

Documentos
131 a) [a lápis]Afiandeira

Voz e piano
[a lápis] Devagar
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
23,5 x 31,1 cm, emblema com as letras "B. C:􀀠 escrito por baixo: "No. 31"·; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Muitas emendas a tinta preta e a lápis; vários cs. cancelados a lápis.
Anot.: Antes do início do trecho, a lápis: "3/ 4':
Obs.: O compasso é de 3/8. - Na última página, por baixo do trecho, a lápis, alternativa para uma passagem marcada na composição e uma coda para incluir, mas ambas riscadas. - Papel amarelado, manchado. 

Documentos
131 b) A fiandeira

Voz e piano
Parte vocal
Cópia autógrafa a tinta preta
27 x 34,2 cm, emblema com a designação "B.M.D. / Charlottenburg", escrito por baixo: "Nº 30"; 10 pentagramas
Meio bifólio
[2] ps.
Poucas emendas a tinta preta e a lápis roxo.
Anot.: Poucas indicações relacionadas com o tempo e com a execução do canto, a lápis.
Obs.: O compasso é de 3/8. -Algumas das emendas da versão a) estão realizadas nesta versão. 

Documentos
131 c) [a lápis] Fiandeira

Voz e piano
Parte vocal
Esboço a lápis roxo
29,2 x 22,4 cm (formato oblongo), sem marca; 1 O pentagramas
Bifólio
[3] ps.
Poucas emendas.
Anot.: Depois do título, a lápis: "Letra''. - Na 4.3 página: "Difinitivo" [sic].
Obs.: O texto por baixo das notas está escrito em pentagramas particulares.

Documentos
131 d) Fiandeira

Voz e piano
Devagar
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
28,7 x 21,6 cm (formato oblongo), "Vende-se na Pap. e Tip. Monteiro - Rua Cedofeita, 103 - Porto"; 10 pentagramas
Meio bifólio
[2] ps.
Algumas indicações relacionadas com a dinâmica, a lápis.
Obs.: A 2.3 estrofe da canção está indicada musicalmente com slnal de repetição, sendo o texto escrito depois do fim do trecho. 

Documentos
131 e) Fiandeira

Voz e piano
Allegretto grazioso
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
28,7 x21,6 cm (formato oblongo), "Vende-se na Pap. e Tip. Monteiro- Rua Cedofeita, 103 - Porto"; 10 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
2 cs. da transição para a 2: estrofe cancelados; no fim da 2: estrofe, modificação na distribuição do texto (3 cs. riscados e substituídos)1
mais 2 cs. cancelados, tudo a lápis.
Anot.: Na margem esquerda da 1: página, escrito verticalmente a lápis: "Para Canto e Piano (na capa)': - Na 4." página, por cima da passagem modificada, a lápis: "Estes 3 compassos são substituídos pelos 4 em baixo", e por baixo dos 4 cs. indicados: "Estes 4 compassos substituem os 3 que risquei em cima".
Obs.: Em consequência da modificação descrita, a distribuição do texto fixada na versão c), não foi definitiva. 

Documentos
131 f) Fiandeira

Voz e piano
Allegretto grazioso
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente
[A4], sem marca visível; 10 pentagramas
8 fólios
8 ps., paginadas provavelmente mais tarde a lápis
Obs.: Versos das folhas em branco. - Papel com alguns cortes de traça. - Tirando uns poucos erros de cópia, esta versão é idêntica à versão e)i com as correcções feitas naquela realizadas.

Documentos
131) Fiandeira

Allegretto grazioso
[anos 10]
Texto: Francisco Braga
Fá# menor; 3/4
Primeira audição: 1922
© 2011 AvA Musical Editions, Lisboa

132 - Ar Dorme, dorme, meu Menino

Texto: Francisco Braga
Mi maior; 3/4
Primeira audição: 1935

132 a) Dorme, dorme, meu menino - [sem título]

Lento
[anos 10]
Texto: Francisco Braga
Mi maior; 3/4
Duração: 2'30"
Primeira audição: 1922
Obs.: Existe uma versão da parte do canto para violoncelo (escrita provavelmente por Madalena Moreira de Sá e Costa) e outra para coro de 2 vozes e piano (v. Coro, n.º 132.Ar). 

 

a) [sem título]
Voz e piano
Lento
Partitura
Fotocópia de cópia autógrafo a tinta preta, evidentemente
25,2x32 cm [A3 cortado], emblema com um barco à vela;
12 pentagramas
4 fólios, colados com fita adesiva
4 ps. (paginadas com esferográfica azul)
Algumas emendas.
Rosto: [ com esferográfica azul:] Luis Costa - Canção do Berço ( Canto e Piano)
Anot.: No fim do trecho: "2½".
Obs.: Tanto quanto se pode perceber pela fotocópia, o original está manchado. 

Documentos
132 b) Dorme, dorme, meu menino

Coro a 2 vozes
9 exemplares da parte dos primeiros-sopranos
Cópias a tinta preta, por 4 copistas diferentes (possivelmente todos familiares)
Tamanhos diferentes, "Vende-se na Pap. e Tip. Monteiro - Rua de Cedofeita, 99-Porto", "[ ... ] Monteiro-R. Cedofeita, 103 Porto"
Quartos de bifólios de marcas diferentes
[1-2] ps.
Obs.: 2 exemplares não têm as indicações dinâmicas.

132 c) c) Dorme, dorme, meu menino
Obra Dorme, dorme, meu menino
Titulo
Versão
Instrumentos ou vozes
Subtitulo
Ano 0
Local
Data 01/01/0001
Auto do texto
Dedicatória
Tonalidade
Partitura
Primeira Audição
Copyright
Partitura ou partes
Encadernação
Folhas 0
Intervenções
Descrição do rosto
Anotações
Observações
133 - Na Montanha

Calmamente
1937
Texto: Joaquim Costa
Si maior; 4/4
Primeira audição: 1938
© 200 lfermata, editora (Porto)
© 2011 AvA Musical Editions, Lisboa

133 a) [sem título]

Voz e piano
Partitura
Esboço a lápis
17,2 x 28,2 cm, "Casa Moreira de Sá - Musicas e instrumentos - 105, Rua 31 de Janeiro, 107 - Porto"; 12 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Muitas emendas.
Obs.: Papel amarelado, com poucas manchas acastanhadas.

Documentos
133 b) Na Montanha

Voz e piano
Calmamente
19 Agosto, 1937
Partitura
Esboço a lápis
17,2 x 28,2 cm, "Casa Moreira de Sá - Musicas e instrumentos - 105, Rua 31 de Janeiro, 107 -Porto"; l2 pentagramas
Bifólio
[4] ps.
Vários cancelamentos e emendas; algumas indicações relacionadas coma
dinâmica, a tinta preta.
Obs.: Papel amarelado, manchado.

Documentos
133 c) Na Montanha

Voz e piano
Calmamente
Partitura
Fotocópia de cópia não autógrafa a tinta preta, aparentemente
21 x27,2 cm [A4 cortado], "Francisco Guimarães, F.º & C.3-R. do Almada, 130- PORTO"; 12 pentagramas
2 fólios
[3] ps.
Anot.: Alguns apontamentos relacionados com a execução do canto, provavelmente a lápis. 
Obs.: Verso da 2.ª folha em branco. -As emendas da versão b) estão realizadas nesta versão.

Documentos
134 a) Moderado

1901
sem letra
Ré menor; 6/8
Obs.: A melodia é do Vira do Minho: "Meninas, vamos ao vira''.

 

a) Moderado
Coro a 2 vozes (femininas) e piano
10-6-1901
Partitura
Esboço a tinta preta
17,8 x 27,1 cm, emblema com um urso e o ano de "1719", escrito por baixo: "B. & H. Nr. 40. E:'; 9 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Bifólio
[1] p.; [3] ps.
Várias emendas.
Obs.: Na 1.3 página, os primeiros cs. do acompanhamento e da melodia principal, em Lá menor. - A indicação original "Allegretto" foi substituída por "Moderado".

Documentos
135 a) A barquinha

1901
Texto: Canção de Coimbra ("Noite serena")
Mi menor; 2/4

 

a) A barquinha
Coro a 4 vozes mistas
12- 6-01
Partitura
Esboço a tinta preta
3S,2x 27,2 cm (formato oblongo), sem marca; 16 pentagramas
Fólio
Muitas emendas.
Anot.: Por cima do trecho: ''.Arranjada para côro a 4 vozes / por Luiz Costa''.
Obs.: Papel muito danificado e manchado. - No verso da folha, a "Cantiga popular" (v. n.º 136). 

136 a) Cantiga popular

1901?
Texto: popular
Dó maior; 2/ 4
a) Cantiga popular
Coro a 4 vozes mistas
12-[6-0l ?] [canto da folha rasgado]
Partitura
Esboço a tinta preta
35,2 x 27,2 cm (formato obl􀀍ngo), sem marca; 16 pentagramas
Fólio
Várias emendas.
Anot.: Por cima do trecho: ''.Arranjada para côro a 4 vozes/ por Luiz Costa''.
Obs.: Papel muito danificado e manchado. - No verso da folha, a ''A barquinha" (v. n.º 135). 

137 a) Côro a 2 vozes [incompleto]

[entre os anos de 1901 e 1903]
sem letra
Sol maior; 4/4
Obs.: Por causa do papel utilizado, parece provável o fragmento ter sido escrito pouco depois do ano 1900. 

 

a) Côro a 2 vozes
Coro a 2 vozes (femininas) e piano
Nº 1
Partitura
Esboço a tinta preta
17,8 x27, l cm, emblema com um urso e o ano de "1719", escrito por baixo: "B. & H. Nr. 40. E:'; 9 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Meio bifólio
[2] ps.
Várias emendas a tinta preta e a lápis.
Obs.: Trata-se, aparentemente, não de um, mas de três esboços, independentes uns dos outros: o primeiro, de 8 cs., termina com uma fermata; o segundo, começando em Lá menor, e o terceiro, em Si menor, ambos no compasso de 3/4 e escritos com uma tinta diferente da do primeiro esboço, ficaram inacabados. 

Documentos
138 a) Barcarolla

Coro a 2 vozes de sopranos e piano
26- 3-02
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
26,9 x 34,9 cm, sem marca; 20 pentagramas
Meio bifólio
[2l ps.
Várias emendas.
Obs.: Papel amarelado, com algumas manchas acastanhadas. -Vários rasgões. - Segundos-sopranos divididos nalguns cs. -Versão em Fá# menor.

Documentos
138 b) Barca bella de Garrett

Coro a 2 vozes de sopranos e orquestra de cordas
(Barcarolla)
10- 4-02
Partitura
Esboço a tinta preta
26,9 x 34,7 cm, emblema com à designação "Litolff / Braunschweig"; 18 pentagramas
Bifólio
[3]ps.
Muitas emendas.
Anot.: No canto superior esquerdo da 1.ª página: "(para transpôr a fà #)''.
Obs.: 4: página em branco. -Papel amarelado, com muitas manchas escuras. -Na 2.ª estrofe, muitos cs. vazios nos instrumentos de cordas (a música será igual à da 1.ª estrofe). -Versão quase idêntica à versão a), mas em Mi menor. 

Documentos
138 Barca Bella

1902
Texto: Almeida Garrett
Fá menor; 6/8
Primeira audição: 1906
Duração: [ca. 3']
Obs.: Há versão para uma voz e piano (em Mi menor) e outra para uma voz sem acompanhamento ( em Fá menor), ambas sob o título de "Barcarola" não existentes no espólio de Luiz Costa (v. Edições). - Nas versões c), d), e) e f ), não há indicação de "coro".
© 2011 AvA Musical Editions, Lisboa (para duas vozes e piano)

138 c) Barcarola

"para duas vozes de sopranos com acompanhamento de piano" Lento
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
17,8 x 27,1 cm, emblema com um urso e o ano de "1719'􀀎 escrito por baixo: "B. & H. Nr. 40. E:'; 9 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
2 bifólios
[5] ps.
Várias emendas a tinta preta e a lápis.
Obs.: 6: a 8: páginas em branco. - Papel amarelado, com poucas manchas acastanhadas. -Versão diferente das versões a) e b). 

Documentos
138 d) Barca Bella

2 vozes femininas e piano
tempo de Barcarolla
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
25,6 x 34 cm, emblema com um urso e o ano de "1719'􀀎 escrito por baixo: "B&H. Nr. 22.E:'; 15 pentagramas
Fólio
[2] ps.
Várias emendas.
Obs.: Papel amarelado, manchado e com rasgões colados com fita adesiva. - Versão com as emendas da versão c) parcialmente realizadas. 

Documentos
138 e) Barca Bella

2 vozes femininas e piano
Tempo de Barcarola
Partitura
Cópia não autógrafa a tinta azul
26,1 x32,8 cm, "CUSTODIO CARDOSO PEREIRA& C.A-Rua do
Carmo, 9 - LISBOA''; 12 pentagramas
Bifólio
[1] p.; [3] ps.
Uma emenda por rasura.
Rosto: Piano/ Barca Bella / Almeida Garrett/ Música de/ Luiz Costa
Anot.: No rosto, com esferográfica azul, por cima do título: "Para Coro'􀀎 antes da palavra "Piano": "acompanhrn de'􀀎 e a seguir da mesma: "(arranjo)"; por baixo da intitulação, a lápis: "1 cópia".
Obs.: Papel com algumas manchas acastanhadas. - Versão idêntica à versão d), com as emendas realizadas. 

Documentos
138 f) Barca Bella

2 vozes de sopranos e piano
Tempo de barcarola
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
27,1 x 35,2 cm, emblema com um urso e o ano de "1719", escrito por
baixo: "B&H. Nr. 22.E:'; 15 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Bifólio
[1] p.; [2] ps.
Várias emendas.
Rosto: Barca Bella / Poesia de Almeida Garrett / para 2 vozes de Sopranos / com acompanhamento / de piano / Musica de Luiz Costa Anot.: No rosto, em baixo: "Pertence a Luiz Costa/ Rua da Paz 245':
Obs.: 4.ª página em branco. - Papel amarelado, com muitas manchas acastanhadas e manchas de água.

Documentos
138 g) Barca bella. d'.Almeida Garrett

Coro a 2 vozes de sopranos e piano
4 exemplares da parte dos primeiros-sopranos
Cópias não autógrafas a tinta preta
21,1 x 29 cm, sem marca; 10 pentagramas
Metades de bifólios
[1] p.
Anot.: Nos versos de 3 dos exemplares, o texto das 3: e 4: estrofes.
Obs.: Papel grosso, um pouco amarelado. -Algumas das folhas rasgadas e com cortes de traça. - Versão não exactamente idêntica a qualquer das versões em partitura. 

Documentos
138 h) Barca bella. d'.Alrneida Garrett

Coro a 2 vozes de sopranos e piano
4 exemplares da parte dos segundos-sopranos
Cópias não autógrafas a tinta preta
21,1 x 29 cm, sem marca; 10 pentagramas
Metades de bifólios
[1] p.
Anot.: Nos versos das folhas, o texto das 3.ª e 4.ª estrofes.
Obs.: Papel grosso, um pouco amarelado. -Algumas das folhas rasgadas e com cortes de traça. - Versão não exactamente idêntica a qualquer das versões em partitura. 

138 i) Barca Bela

Coro a 2 vozes de sopranos e piano
Tempo de Barcarola
Parte de segundos-sopranos
Cópia não autógrafa a tinta preta
Folha cortada,"[ ... ] -R. Cedofeita, 103 Porto"; [5 pentagramas] Quarto de bifólio
[2] ps.
2 emendas.
Anot.: Na margem esquerda da 1.ª página: "M: Candida".
Obs.: Papel um pouco amarelado. - Versão idêntica à parte dos segundos-sopranos na versão d). 

Documentos
138-Ar Barcarola

(1902?)
Texto: Almeida Garrett
Fá menor; 6/8
Em Mi menor, em: Cantos Escolares, ed. por Bernardo Valentim Moreira de Sá. Casa Moreira de Sá, Porto, 2: ed. 1916; sem acompanhamento de piano, também em: Compêndio de Música, ed. por Bernardo Valentim Moreira de Sá. Casa Moreira de Sá, Porto, 7.3 ed., s. d. (anos 20?)
Obs.: Não se encontrou nenhum manuscrito da versão para uma voz. Existe versão para coro a 2 vozes de sopranos e piano (v. Coro, n.º 138) ou orquestra (n.º 138, versão b ), sob o título "Barca Bella".

139 a) Bailado das Estrellas

N.º 1 Introdução e coro
Ré maior; 6/8
N.º 2 Romance da lua
Mi maior; 4/4
N.º 3 Bailado e coro
Si menor; 3/8
1905
Texto: [João de Deus]
Primeira audição: [1919]

 

a) Bailado das Estrellas
Coro de sopranos e piano
N.2 1: Introdução e côro. Muito devagar
2
N. 2. Romance da Lua. Mais devagar ainda
2
N. 3 Bailado e côro. Um pouco depressa
2/7/1905
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
26,9 x 34,7 cm, emblema com a designação "Litolff / Braunschweig";
18 pentagramas
2 bifólios
7ps.
Algumas emendas a tinta preta e lápis.
Obs.: 8: página em branco. - Papel muito amarelado, manchado e com rasgões. - A indicação de movimento do N.º 3 foi originalmente "Depressa", depois alterada. 

Documentos
140 a) Cantiga

Coro de sopranos e piano
Muito devagar
Berlin, 7,12.905
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
27,2 x 35,2 cm, sem marca; 15 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Meio bifólio
[1] p.
Poucas emendas.
Obs.: Verso da folha em branco. - Folha com um vinco ao meio. - Papel amarelado, manchado, com dobras e rasgões. 

Documentos
140 b) Cantiga

Coro de sopranos e piano
Muito devagar
Berlin, 7 /12/905
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
27 x 34,3 cm, emblema em forma de brasão, escrito por baixo: "B.C:'
e "No 13"; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por
chavetas
Bifólio
[1] p.; [2] ps.
Rosto: Cantiga e Modinha. / para côro de sopranos / com acompanhamento de piano. / Lettra de João de Deus -Musica de Luiz Costa/ Berlin, 17-12-1905
Anot.: No fim do trecho um "x'􀀜 a lápis, bem como no início, aí com a palavra "daqui': - Na parte inferior da 3.' página, repetido o texto utilizado ( 8 linhas).
Obs.: Na 4.' página, início da "Modinha" (v. n.º 141). - Folha com um vinco ao meio. - Papel amarelado, co_m dobras e rasgões; no canto superior direito, mancha de tinta preta. - Versão ligeiramente diferente da versão a). 

Documentos
140 Cantiga

Muito devagar
1905
Texto: João de Deus
Fá maior; 2/ 4
Primeira audição: 1909
Em: Cantos Escolares, ed. por Bernardo Valentim Moreira de Sá. Casa Moreira de Sá, Porto, 2: ed. 1916; sem acompanhamento de piano, também em: Compêndio de Música, ed. por Bernardo Valentim Moreira de Sá. Casa Moreira de Sá, Porto, 7: ed., s. d. (anos 20?) 

141 a) Modinha [incompleta]

Um pouco depressa
1905
Texto: João de Deus
Ré maior; 2/4

 

a) Modinha
Coro de sopranos e piano
Um pouco depressa
Berlin, 17 / 12/905
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
27 x 34,3 cm, emblema em forma de brasão, escrito por baixo: "B.C:'
e "No 13"; 12 pentagramas, ligados três a três, dois dos quais por
chavetas
Bifólio
[1] p.
2 emendas por rasuras.
Rosto: Cantiga e Modinha./ para côro de sopranos/ com acompanhamento de piano. / Lettra de João de Deus - Musica de Luiz Costa / Berlin, 17-12-1905
Obs.: Papel amarelado, com dobras e rasgões; no canto superior direito, mancha de tinta preta. - A primeira parte da "Modinha" fica na 4.ª página do bifólio que partilha com "Cantiga" (v. n.º 140 ). A
"Modinha" ficou interrompida na 2.' linha da 3." estrofe, faltando a 2.ª estrofe, além de todas que se seguem no poema original (intitulado "Cantigas"). 

Documentos
142 a) Rosas

Soprano solo, coro a 2 vozes femininas e piano
Lento
Partitura
Cópia não autógrafa a tinta preta
27 x 34,2 cm, emblema com a designação "B.M.D. / Charlottenburg" escrito por baixo: "Nº 2"; 12 pentagramas, ligados dois a dois por chavetas
Meio bifólio
[2] ps., mais parte de uma folha, com 2 pentagramas
Poucas emendas.
Anot.: Indicação das unidades de três a três pentagramas (vozes e piano), a lápis.
Obs.: Papel bastante amarelado e com rasgões. -A 2." estrofe está em Lá menor. - Versão sem texto. -A 2." estrofe sem repetição. 

Documentos
142 b) Rosas

Soprano solo, coro a 2 vozes femininas e piano
Lento
17- 2-908
Partitura
Cópia não autógrafa a tinta preta
27 x 34,2 cm, emblema com a designação "B.M.D. / Charlottenburg" escrito por baixo: "N2 2"; 12 pentagramas, ligados dois a dois por chavetas
Bifólio
[1] p.; [3] ps.
Rosto: Rosas/ Côro para ["para" riscada e substituída, a lápis:] a duas vozes / por Luiz Costa
Anot.: Indicações das alternâncias entre solo e coro.
Obs.: Versão com as emendas da versão a) realizadas. 

Documentos
142 c) Rosas

Coro a 2 vozes femininas e piano
Lento
Parte de primeiros-sopranos
Cópia a tinta preta
17,1 x 26,S cm, sem marca; 10 pentagramas
Fólio
[1] p.
2 emendas a lápis.
Obs.: Verso da folha em branco. - Faltam pausas no início, entre as estrofes e no fim (que deveriam indicar a introdução, a transição e o poslúdio, tocados pelo piano a solo), berri. como as pausas para indicação das partes cantadas pelo soprano solista.

Documentos
142 d) Rosas

Coro a 2 vozes femininas e piano
Parte de primeiros-sopranos
Cópia a tinta preta
27 cm de largura
Parte de meio bifólio
[1] p.
Indicação dos bequadros antes da 2.3 estrofe, a lápis.
Obs.: Verso da folha em branco. -Faltam as pausas, como na versão e).
 

Documentos
142 e) Rosas

Coro a 2 vozes femininas e piano
Lento
7 exemplares da parte dos primeiros-sopranos
Cópias a tinta preta
21,2 x 28,8 cm, sem marca; 10 pentagramas
Fólios
[2] ps.
Obs.: Papel grosso, quase branco, um pouco sujo. -Ambas as estrofes devem ser cantadas 2 vezes, o que pode indicar para uma versão sem voz solista; de resto, versão idêntica à versão b). 

Documentos
142 f) Rosas

Soprano solo, coro a 2 vozes femininas e piano Lento
3 exemplares da parte dos segundos-sopranos Cópias a tinta preta
29 x2113 cm (formato oblongo)1 sem marca; 10 pentagramas Fólios
[1] p.
Obs.: Versos das folhas em branco. - Papel grosso1 quase branco1 um pouco sujo. - Em lugar da 1: vez de cada estrofe1 estão indicadas pausas referentes às partes da voz solista; versão idêntica à versão b ). 

Documentos
142 Rosas

Lento
1908
Texto: João Vasconcellos e Sá (Rimas pobres)
Lá maior; 6/8
Primeira audição: 1909
Em: Cantos Escolares, ed. por Bernardo Valentim Moreira de Sá. Casa Moreira de Sá, Porto, 2." ed. 1916 ; sem acompanhamento de piano, também em: Compêndio de Música, ed. por Bernardo Valentim Moreira de Sá. Casa Moreira de Sá, Porto, 7: ed., s. d. (anos 20?) 

143 a) Olhos Negros

Coro a 2 vozes de sopranos e piano
com humor
21J2.08
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
271 2 x 35,2 cm1 emblema com um urso e o ano de "1719", escrito por baixo: "B&H. Nr. 22.E:'; 15 pentagramas1 ligados três a três, dois dos quais por chavetas
Bifólio
[1] p.; 3 ps.
Poucas emendas
Rosto: Olhos Negros [ escrito em diagonal através da página, a lápis]
Anot.: No início do trecho: "Para côro a duas vozes de sopranos comacompanhamento de piano:'
Obs.: Papel amarelado, manchado.

Documentos
143 b) Olhos Negros

Coro a 2 vozes de sopranos e piano
Parte de primeiros-sopranos
Cópia não autógrafa a tinta preta
24 x 32 cm, sem marca; 12 pentagramas
Meio bifólio
2ps.
Anot.: No canto superior esquerdo da l.ª página, a lápis: "1º".
Obs.: Papel um pouco amarelado, manchado e com rasgões.

Documentos
143 c) Olhos Negros

com humor
Coro a 2 vozes de sopranos e piano
Parte de segundos-sopranos
Cópia não autógrafa a tinta preta
29,5 x 21,7 cm (formato oblongo), sem marca; 10 pentagramas
Meio bifólio
[1] P·
Várias emendas a lápis.
Anot.: No canto superior esquerdo da 1: página, a lápis: "2°':
Obs.: Verso da folha em branco. - Papel amarelado, manchado. - Tinta transparece no verso da folha. 

Documentos
143 Olhos Negros

Com humor
1908
Texto: João de Vasconcellos e Sá (Rimas pobres)
Si b maior; 6/8

144 - Quadras soltas

N.º 1 Andantino
Lá maior; 6/8
N.º 2 Allegretto
Ré maior; 12/8
N.º 3 Lento Lá menor; 3/4
N.º 4 Vivo Ré maior; 6/8
Textos: Rodrigo Beça
Primeira audição: 1912

144 a) Quadras soltas

Coro a 2 vozes femininas e piano
N.º 1 Andantino
N.º 2 Con humor
N.º 3 Lento
N.º 4 Vivo
Partitura
Cópia autógrafa a tinta preta
24,3 x 31,8 cm, sem marca; 12 pentagramas
2 bifólios, agrafados
[1] p.; [S] ps.
Poucas emendas.
Rosto: Quadras soltas / Letra de Rodrigo Beça / Musica de / Luiz Costa
Anot.: Na 5.ª página, em baixo, apenas a indicação: "Segue o N.º 4 / (Volte)".
Obs.: 8.ª página em branco. - Papel amarelado. - Tinta transparece do verso das folhas.

Documentos
144 b) Quadras soltas

Coro a 2 vozes femininas e piano
N.º 1 Andantino
N.º 2 Com humor
N.º 3 Lento
N.º 4 Vivo
1 exemplar da parte das primeiras-vozes
Cópia a tinta preta por Georgina Gallo (nome escrito no fim da cópia) 30,9 x 21,S cm (formato oblongo ), sem marca; 10 pentagramas
Meio bifólio
[2] ps.
Obs.: Papel grosso.

Documentos
144 c) Quadras soltas

Coro a 2 vozes femininas e piano
N. º 1 Andantino
N. º 2 Con [sic] humor 
N. º 3 Lento
N. º 4 Vivo
3 exemplares da parte das segundas-vozes
Cópias autógrafas a tinta preta
29 x21 cm (1), 29,2x 21,2 cm (2) (formatos oblongos), sem marca; 12 pentagramas
29,S x 22,8 cm (3) (formato oblongo), sem marca; 10 pentagramas
Metades de bifólios
[2] ps.
Várias emendas a tinta preta e a lápis.
Obs.: Papel amarelado, manchado e com rasgões ( 2 e 3); papel grosso.

Documentos
144 d) Quadras Soltas

Coro a 2 vozes femininas e piano
Nº 1 Andantino
Nº 2 Allegretto
Nº 3 Lento
Nº 4 Vivo
Partituras
Cópias autógrafas a tinta preta
29,2 x 22,5 cm (formato oblongo), carimbo com um leão, circundado pelas palavras "MATRENA- LABORAET VINCES"; 10 pentagramas
3 bifólios
[3] ps. (N.º 1); [4] ps (N.º' 2 e 3); [2] ps. (N.º4 )
Algumas emendas a tinta preta e a lápis. - 1 c. cancelado a tinta preta.
Anot.: Algumas indicações relacionadas com a execução adicionadas a lápis. - Carimbo com o nome de "LUIZ COSTA'' na frente de cada bifólio.
Obs.: 4.ª,11.ª e 12.ª páginas em branço. -Papel um pouco amarelado e dobrado. - Versão nalguns detalhes diferente da versão a).

Documentos
144 e) Quadras soltas

Coro a 2 vozes femininas e piano
N.º 1 Andantino
N.º 2 Con [sic] humor
N.º 3 Lento
N.º 4 Vivo
3 exemplares da parte das segundas-vozes
Cópias autógrafas a tinta preta
29 x 21 cm (1), 29,2 x 21,2 cm (2) (formatos oblongos), sem marca; 12 pentagramas
29,5 x 22,8 cm (3) (formato oblongo), sem marca; 10 pentagramas
Metades de bifólios
[2] ps.
Várias emendas a tinta preta e a lápis.
Obs.: Papel amarelado, manchado e com rasgões (2 e 3); papel grosso.

Documentos
144 f) Quadras soltas

Coro a 2 vozes femininas e piano
N.º 1 Andantino
N.º 2 Allegretto
N.º 3 Lento
N.º4 Vivo
6 exemplares da parte das segundas-vozes
Cópias a tinta preta, 2 pelo compositor, as restantes por 2 copistas
diferentes
28,8 x 22 cm (formato oblongo), "Casa Moreira de Sá - Musicas e
Instrumentos - 105, Rua 31 de Janeiro, 107 - Porto" ( 4 ex.); 22,5 x 29,5 cm, sem marca (1 ex.); 10 pentagramas
Metades de bifólios
[2] ps.
Algumas emendas.
Anot.: Indicações relacionadas com a execução parcialmente adicionadas pelo compositor, algumas a lápis. - 1 ex. tem, erradamente, "Letra de Fr. Braga" indicação que foi riscada a lápis.
Obs.: Papel um pouco amarelado, com alguns cortes de traça e rasgões. - 1 ex. contém apenas os N.0• 1 e 2. - Versão correspondente à versão d). 

Documentos
145 Os Pastores

1915
Texto: António Duarte Gomes Leal (História de Jesus)
Ao meu querido amigo Alberto da Cunha Leão
Si maior; 6/8

a) Os Pastores
Coro a 4 vozes mistas
Nov. 915
Partitura
Esboço a tinta preta
22,5 x 30 cm, sem marca; 10 pentagramas
Bifólio
3 ps.
Muitas emendas a tinta preta e a lápis roxo.
Anot.: No canto superior esquerdo: "Ao meu querido amigo Alberto da Cunha Leão" - Por baixo do título: "(Historia de Jesus - Gomes Leal) Côro orpheonico".
Obs.: 4.ª página em branco. - Papel amarelado, com duas manchas de água. - Paginação com esferográfica azul.

146 A Alma de Portugal

Moderato
1938
Texto: Joaquim de Freitas Gonçalves
Mi b maior; 2/4
Primeira audição: 1938

a) A Alma de Portugal
Coro a 3 vozes femininas, 2 flautas, 2 oboés, 2 fagotes, 2 clarinetes em Si b, 4 trompas em Fá, 2 trompetes em Si b, 2 primeiros-violinos, 2 segundos-violinos, 2 violas, 2 violoncelos, contrabaixo
Moderato
Porto, XI -938
Partitura
Cópia não autógrafa a tinta preta
27,7 x 34,5 cm, "Francisco Guimarães, F.º & C.ª - R. do Almada, 130 - PORTO"; 24 pentagramas
3 bifólios e meio bifólio, em caderno cosido e colado
[1] p.; 12 ps. (paginadas com esferográfica azul)
Rosto: A Alma de Portugal/ Letra de Freitas Gonçalves/ Musica de Luiz Costa / Porto, XI -938
Obs.: 14." página em branco. - Papel amarelado. - A maior parte da composição é concebida para 2 vozes, só 6 cs. requerem 3 vozes.

147 Canção

Texto: popular (distrito de Vila Real)
Ré maior; 6/8

a) Canção ["Canta a calhandra"]
Coro a 6 vozes mistas
Partitura
Esboço a tinta preta
27,1 x 35,1 cm, sem marca; 12 pentagramas
Meio bifólio [2] ps.
Várias emendas.
Anot.: No canto superior direito da 1.ª página, a lápis:" Fr. de Lx"[?] - Por cima do trecho, a lápis: "Mi ( ou fa)" e mais algumas palavras ilegíveis. - Antes de cada pentagrama, a indicação da voz e, a lápis, um número, provavelmente para indicar a respectiva quantidade de cantores desejada: "10 Sopr. / 10 Contralt. / 8[?] 1os Ten. / 6 2os / 3 barit. / 6 Bassos"; os números das vozes masculinas em seguida riscados a lápis.
Obs.: Folha com um vinco ao meio. - Papel amarelado, com alguns cortes de traça, dobras e rasgões.

148 [Hino

(para coro e orquestra de sopros)
Texto: Joaquim Costa
Primeira audição: 1945
Obs.: Parece estar perdido.]